O que pode mudar no Twitter com a compra por Elon Musk

Mundo – A notícia da compra do Twitter por Elon Musk, o homem mais rico do mundo, gerou reações diversas entre usuários e especialistas na última segunda-feira (25). E levantou muitas especulações sobre como será “a era Musk” na rede social.
- atenuar a moderação de conteúdo;
- fazer alterações na verificação de perfis;
- abrir o algoritmo da plataforma.
Por outro lado, entendem que o arrojo de alguém como Musk poderá contribuir para:
fazer a rede crescer, se tornar mais rentável e esquentar a briga com rivais;
entrar em novos negócios.
A polêmica moderação de conteúdo
A moderação de conteúdo é um dos temas mais polêmicos envolvendo as redes sociais, e não existe consenso.
Há quem defenda que a tarefa de dizer quais posts ou contas ficam e quais são bloqueados ou banidos cabe às plataformas — já que são empresas privadas.
Outros entendem que é preciso haver atuação da Justiça ou de autoridades governamentais junto dessas companhias.
E tem os que acreditam que derrubar posts ou perfis colocaria em risco a liberdade de expressão. Musk parece estar mais perto dessa última turma. “Na dúvida, deixe o discurso, deixe que exista”, disse em recente entrevista para o canal de palestras TED.
Mas o empresário não deu exemplos do que deveria ser mantido ou proibido, na sua opinião, dentro das regras atuais da rede social.
No comunicado da compra, ele ressaltou que “a liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento’” e que o Twitter é “a praça da cidade digital onde assuntos vitais para o futuro da humanidade são debatidos”.TAGSTwitterhumanidadeprofundo